Aposentadoria Rural


Aposentadoria rural

possui duas peculiaridades em relação a Aposentadoria por Idade normal: O profissional tem direito a se aposentar 5 anos mais cedo que o trabalhador urbano e não precisa contribuir mensalmente. Todavia, o valor de sua aposentadoria será de um salário mínimo.

Na aposentadoria rural:

• O Homem tem direito aos 60 anos de idade;

• A Mulher tem direito aos 55 anos de idade.

Para a Aposentadoria Rural é preciso comprovar que trabalhou como: agricultor, lavrador, bóia-fria ou em outras atividades da agropecuária durante 15 anos, sem empregados e sem outras rendas, sendo necessário apresentar um documento ou mais, além de três testemunhas, afim de realizar tal comprovação;

Se o agricultor trabalhou por qualquer período com carteira assinada, ou de alguma outra forma na área urbana como empresário ou autônomo, é necessário a apresentação de uma nova prova que comprove o retorno à área rural.

A redução de 5 anos na Aposentadoria Rural ou de Agricultor é justificada pelo fato de que os trabalhadores rurais não têm direito a aposentadoria por tempo de contribuição

A atividade de proprietário de tenda de produtos coloniais ou armazém de secos e molhados, mesmo com a inscrição no CNPJ, não descaracteriza a condição de agricultor – segurado especial.

E sempre que o marido conseguir a aposentadoria rural segurado especial, é quase certo que sua esposa também conseguirá, basta utilizar as mesmas provas.

Para maiores informações, esclarecimento de dúvidas ou consulta para entrada de pedido de Aposentadoria Rural ou de Pescador, clique aqui e envie seus dados. O retorno é feito via e-mail.

Banner Contato

Subir a Página